ptenfrdeites

As montanhas, o mar e o sol radioso de Sesimbra criam um cenário pitoresco que pode ser admirado de vários pontos altos da vila: o castelo, o promontório, o Forte do Cavalo ou a Quinta de Palames.

Estes miradouros oferecem vistas sobre uma vila de pescadores rodeada por montanhas e por um mar de águas cristalinas, que preserva ainda hoje o seu carácter original, com o seu castelo Mouro vigiando os telhados vermelhos sobre o horizonte.

Sesimbra remonta a tempos pré-históricos, tendo sido sucessivamente conquistada pelos Romanos, Visigodos e Mouros. Hoje em dia, a vila oferece aos seus visitantes um rico legado histórico e uma beleza natural cativante, com bonitas praias, restaurantes de peixe fresco, esplanadas à beira-mar e uma diversidade de desportos aquáticos ideais para as suas férias em Portugal.

O Cabo Espichel localiza-se a ocidente da vila de Sesimbra, Setúbal em Portugal, sendo delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros.

Estando enquadrado neste um grande conjunto histórico de pontos de interesse, sendo eles o Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua - Igreja de Nossa Senhora do Cabo, a Ermida da Memória, a Casa dos Círios, o Terreiro no Cabo Espichel, o Cruzeiro, a Casa da Água, o Aqueduto no Cabo Espichel e ainda o seu Farol.

Conta a história que graças a uma lenda - em que um homem teria visto Nossa Senhora no cimo de uma mula neste local - , este ponto de peregrinação que já era bastante procurado principalmente por famílias de pescadores, ainda mais interesse gerou tornando-se um dos pontos de peregrinação mais importantes de Portugal. Actualmente, embora a igreja valer uma visita, o que mais gostei de ver foi mesmo a paisagem natural incrível que se encontra neste cabo, em que deixo as imagens falar por mim.

O farol do Forte do Cavalo está instalado no antigo Forte de São Teodósio, foi construído entre 1648 e 1652 em Ponta do Cavalo, na vila de Sesimbra, Setúbal. Agora é uma área turística. O farol foi instalado sobre a bateria superior do forte em 1895, e começou a funcionar no dia 15 de Setembro de 1896, com uma luz vermelha constante, numa torre de ferro de 6 metros, pintada de branco, a 35 metros de altura.

Junto à praia encontra-se o Forte de Santiago, forte e prisão do século XVIII, construída pelo rei D. João IV, e a sua missão era essencialmente defensiva, hoje é um dos melhores mirantes da cidade.

Sesimbra possui pequenas praias que fazem as delícias de quem as visita. A praia de Sesimbra divide-se em duas praias separadas pelo Forte de Santiago. A Praia da Ribeira do Cavalo, uma praia fantástica que só tem acesso por barco ou a pé. O acesso a pé não é muito fácil, mas com cuidado faz-se bem, uma das praias mais belas de Portugal.

Topo